"Revolução da Liberdade" - Capítulo 08


Cena 1: Casa de Luísa/Interior

PEDRO: O gato comeu-te a língua Cabrão?

ANTÓNIO: Eu vim em paz falar com a Luísa! E contigo!

LUÍSA: Ele está a falar a verdade, meu amor! Ele tem uma proposta!

PEDRO: Que proposta é essa?

LUISA: Ele quer que nós juntamos a ele para derrubar a ditadura!

PEDRO: E o que tu disseste?

LUÍSA: Estava à espera que tu chegasses a casa!

ANTÓNIO: E então já decidiram? É o futuro de várias pessoas que estão em jogo!

PEDRO: O que é que tu ganhas com isso?

ANTÓNIO: Redenção! Eu só quero corrigir os erros do passado!

PEDRO: Nós aceitamos! Com a condição de não te atreveres a fazer algo contra nós!

ANTÓNIO: Eu já desisti de vocês! Mas eu vou cumprir a minha palavra!

Pedro e António dão um aperto de mão.

Cena 2: Casa de Branca/Interior

*Quem não se lembra da Branca vá ao capítulo 1*

BRANCA: Já passaram 12 anos e ainda não tenho o Martim comigo!

ELISA: Controla-te amiga! Desiste! Não tens hipóteses!

BRANCA: Cala-te! Não sabes de nada!

ELISA: Branca! Tens de aceitar que o Martim trocou-te pela Clara!

BRANCA: Tu nunca mais digas o nome dessa mulher!

Branca pega numa faca!

ELISA: Tu não vais matá-la! Pois não?

BRANCA: O que te parece? E vou começar por ti já que não me apoias!

ELISA: Vamos conversar, Branca!

Branca dá uma facada no coração em Elisa matando-a!

BRANCA: Eu sinto muito, amiga mas tinha de ser! A próxima serás tu, Clara!

Cena 3: Governo/Interior

SECRETÁRIA: Dr Marcelo?

MARCELO: O que foi Filomena?

SECRETÁRIA: Tem uma visita para o senhor!

MARCELO: Visita? Mas eu não marquei nenhuma reunião para esta semana!

António aparece.

ANTÓNIO: Olá Marcelo! Ainda te lembras de mim?

MARCELO: António de Spínola! Que surpresa! Ouvi dizer que deixaste aquela porcaria de cela! Como foi a tua estadia?

ANTÓNIO: Eu não falo de assuntos particulares com ninguém e muito menos contigo!

MARCELO: Tão agradável como sempre! O que vieste fazer aqui ao meu escritório?

ANTONIO: Estou a ver que está te a dar um enorme prazer em ser o ditador de Portugal!

MARCELO: Não é pra todos!

ANTÓNIO: No fundo sempre quiseste estar nessa cadeira!

MARCELO: O que te faz pensar uma coisa dessas?

ANTÓNIO: Sempre foste o cão de fila de Salazar! Sempre quiseste isto!

MARCELO: Eu nasci pra isto!

ANTÓNIO: Pois eu vou avisar te que o teu reinado vai cair!

MARCELO: Estás me a ameaçar? O Grande Marcelo Caetano?

ANTÓNIO: Só se for a grande merda! Só vim dar te um aviso! Nada mais! Boa tarde!

Marcelo grita de raiva!

MARCELO (GRITA): Que raiva! Odeio-te!

Cena 4: Casa de Luísa/Interior

LUÍSA: Porque aceitaste a proposta do António?

PEDRO: Porque eu estou farto de viver neste clima de ditadura! É um inferno!

LUÍSA: Então resolveste pôr a vossa rivalidade de parte?

PEDRO: Eu nunca esqueço o que ele nos fez mas é sempre importante dar uma segunda chance!

LUÍSA: Nisso tens razão!

Cena 5: Quinta de António/Interior

MARTIM: Quer dizer que confrontaste Salazar?

ANTÓNIO: Mais ou menos! Eu já deixei o meu recado e quero que ele se prepare para o fim da ditadura!

MARTIM: E achas que ele não vai fazer nada!

ANTÓNIO: É isso que me preocupa! Ele é poderosos e temos que tomar cuidado!

MARTIM: Qualquer passo em falso pode custar as nossas vidas!

ANTÓNIO: Pois é! Mas nós vamos conseguir! O futuro do povo português depende de nós!

GANCHO

Comentários