"Revolução da Liberdade" - Capítulo 06


Cena 1: 1956/Flashback

PEDRO: Tu és completamente louco!

ANTÓNIO: Preparem-se para morrer!

No momento que António vai disparar, Salazar e vários agentes da PID entram no armazém!

SALAZAR: Fica quieto onde estás! Guardas! Prendam-no!

FIM DO FLASHBACK

12 ANOS DEPOIS...

Cena 2: 1968/Prisão/Exterior

Amélia, Clara e Martim esperam por António à porta da prisão!

CLARA: Será que vai demorar muito?

AMÉLIA: Acho que não! Finalmente ele vai ser libertado!

MARTIM: Já passaram 12 anos!

António sai da prisão e Amélia abraça-o!

ANTÓNIO: Que bom encontrar vos a todos!

AMÉLIA: O prazer é todo nosso doutor!

CLARA: Não imagina o quanto estamos felizes por você estar fora daquele lugar!

MARTIM: Já estava na hora de sair dessa espelunca!

ANTÓNIO: Vocês continuam com essa coisa de tratar por você? Me tratem por tu!

AMÉLIA: Tem certeza? Quer dizer, tens a certeza?

ANTÓNIO: Tenho! Aliás, temos muita coisa pra fazer! Mas primeiro vamos fazer compras porque a roupa da prisão era mesmo horrível!

CLARA: Então vamos!

Cena 3: Mansão de Salazar/Sala/Interior

Salazar está numa cama e gravemente doente!

MULHER DE SALAZAR: Ainda bem que vieste Marcelo!

MARCELO: O que aconteceu?

MULHER DE SALAZAR: Eu acho que ele não sobrevive!

MARCELO: O que é que o médico disse?

MULHER DE SALAZAR: Disse que ele não tem muitas horas de vida!

MARCELO: Mas o que é que eu tenho a haver com isso?

MULHER DE SALAZAR: Ele pediu para vires até aqui!

MARCELO: Será que é o fim do ditador?

Cena 4: Quarto de Salazar/Interior

MARCELO: Posso entrar?

SALAZAR: COF.. COF... Podes...

MARCELO: Estou a ver que a tua situação está cada vez pior!

SALAZAR: Marcelo,... Eu preciso...

MARCELO: Precisas do quê?

SALAZAR: Eu não preciso... Eu quero que sejas meu sucessor... Não te lembras da nossa conversa?

Cena 5: 1956/Flashback

MARCELO: Ouvi dizer que General Humberto Delgado está a preparar uma revolta!

SALAZAR: Ele não tem hipóteses contra mim!

MARCELO: Ninguém tem tem! O povo pode achar muita coisa sobre nós mas nós somos superiores a essa gentinha!

SALAZAR: É por isso que quero que um dia sejas meu sucessor!

MARCELO: Podes crer que eu vou manter este país em ordem!

FIM DO FLASHBACK

Cena 6: Quarto de Salazar/Interior

MARCELO: Claro que me lembro!

SALAZAR: Então, tu vais substituir me e dar continuidade ao que construí desde 1933!

MARCELO: Eu não vou falhar! Portugal continuará sob as ordens de um ditador!

SALAZAR: Prometes??

MARCELO: Prometo! Mas o que farei se houver alguma revolta?

SALAZAR: Não te preocupes! A PID trata desses marginais!

MARCELO: Tudo bem!

SALAZAR: Acho ... Que é o meu... Fim!

Salazar morre e dá o último suspiro!

MARCELO: Descansa em paz!

Marcelo sai do quarto e desce as escadas!

Cena 7: Mansão de Salazar/Sala/Interior

MULHER DE SALAZAR: Então? Como correu a conversa?

MARCELO: Ele não resistiu! Tens de ser forte!

MULHER DE SALAZAR: Naooo!!

MARCELO: Eu vou estar aqui pra ti! Não te preocupes!

MULHER DE SALAZAR: E o que será de Portugal agora que o meu marido morreu?

MARCELO: Eu vou assumir o cargo de ditador e cumprir a promessa que fiz a Salazar! O país vai conhecer quem é Marcelo Caetano!

GANCHO

Comentários