"Revolução da Liberdade" - Capítulo 07



Cena 1: Casa de Luísa/Interior

LUÍSA: Já sabes da novidade?

PEDRO: Qual novidade?

LUÍSA: Salazar morreu!

PEDRO: Ainda bem! Finalmente deixamos a ditadura!

LUÍSA: Marcelo Caetano assumiu se como ditador de Portugal!

PEDRO: Não pode ser! Esse homem é pior que Salazar! Ele vai destruir o nosso país?

LUÍSA: Isso mesmo! Agora não vamos conseguir fugir daqui! Em África já rebentou a guerra colonial e vários jovens foram pra lá e várias mães estão desesperadas sem saber se os seus filhos vão regressar com vida!

PEDRO: Sorte que temos 32 anos! Já não podemos ir!

LUISA: Poder podes! Mas tu és rico! E os ricos pagam tudo!

Cena 2: Quinta de António/Interior

AMÉLIA: Eu ainda não percebi porquê tanta roupa? E roupa de mulher!

ANTÓNIO: Ainda não perceberam?

CLARA: Se soubessemos não estaríamos a perguntar te!

MARTIM: Pois!

ANTÓNIO: Vocês vão deixar de serem meus empregados e vão ser meus amigos! Aliás vocês já são!

CLARA: Nos não sabíamos que tinha nos em grande conta!

ANTÓNIO: Por favor Clara! Vocês três visitaram me sempre que podiam! E por algum motivo deixei vos ficar aqui!

MARTIM: Realmente!

ANTÓNIO: Estas roupas são pra vocês todos! A partir de agora vocês são ricos e não podem recusar porque eu tenho aqui um contrato! É falso mas tinha que garantir que não iam aceitar!

Todos começam a rir

3 DIAS DEPOIS

Cena 3: Quinta de António/Exterior

AMÉLIA: Ok!! Já temos tudo o que precisamos mas para onde é que vamos?

ANTÓNIO: Ajustar contas com o passado!

CLARA: Não estás a pensar em..

ANTÓNIO: Sim! Vou falar com ela! Resolver as coisas!

MARTIM: Não será perigoso?

ANTÓNIO: Não! Eu já sei o que fazer!

AMÉLIA: Espero bem que sim! Vê lá se não vais para a cadeia novamente!

CLARA: Se não formos lá, nunca vamos resolver as coisas!

ANTÓNIO: Estás a ver Amélia? A Clara tem razão! Vamos pra lá agora mesmo e vamos parar de perder tempo!

Cena 4: Casa de Luísa/Interior

A campainha e toca e Luísa vai abri-la!

LUÍSA: Quem será agora? O Marcelo vem aqui agora é?

Luisa abre!

LUÍSA: Tu?

ANTONIO: Olá Luisa! Podemos falar?

LUISA: Não sabia que já tinhas sido libertado! Vieste para matar me?

ANTONIO: Não Luísa! Eu vim resolver os nossos assuntos! Eu queria pedir te desculpas! Eu sei que o que fiz foi errado mas eu estou arrependido e quero te propor um acordo!

Cena 5: Governo/Interior

EMPREGADO: Está aqui o seu chá de camomila senhor!

Marcelo vira o chá fora!

MARCELO: Eu pedi chá verde seu inútil! Limpa o chão!

EMPREGADO: Com certeza!

MARCELO: Será possível que não haja empregados competentes? Este país está um caos!

EMPREGADO: Já limpei tudo!

MARCELO: Tá! Tá! Agora eu quero que saias daqui!

O empregado sai!

MARCELO: Não vou deixar que ninguém me deite abaixo! Não vou!

Cena 6: Casa de Luísa/Interior

LUÍSA: Então, tu estás a propôr uma aliança para acabar com a Ditadura!

ANTÓNIO: Sim! Eu quero tornar me numa pessoa melhor!

LUÍSA: Achas que isso vai apagar o que fizeste?

ANTÓNIO: Eu sei que não! Mas eu posso mudar a vida de milhões de pessoas!

LUÍSA: E se eu recusar?

ANTÓNIO: Não te acontece nada! Eu faço à minha maneira!

Pedro chega a casa!

PEDRO: O que este filho da puta está a fazer aqui?

Pedro dá um soco em António.

PEDRO: Diz lá o que estás a fazer aqui!

GANCHO

Comentários