"Revolução da Liberdade" - Capítulo 09


Cena 1: Quinta de Antônio/Cozinha/Interior AMÉLIA: Então Clara? O que estás a fazer aqui? CLARA: Estava aqui a pensar numa coisa! AMÉLIA: Sobre o quê? CLARA: Sobre ti! AMÉLIA: Mim? Deve ser algum engano! CLARA: Eu já estava para te perguntar isto há algum tempo! AMÉLIA: Diz! A minha vida é um livro aberto! CLARA: Tu gostas do António não é? AMÉLIA: Gostar como assim? CLARA: Tu sabes muito bem! Nota-se! AMÉLIA: Como é que sabes disso? CLARA: A tua dedicação a ele! Você faz tudo o que ele pede!

AMÉLIA: De que é que adianta se ele não gosta de mim? CLARA: Nunca se sabe! Cena 2: Casa de Luísa/Interior LUÍSA: Eu preciso ir à casa do António! Vens comigo! PEDRO: Claro que vou! O que vamos lá fazer? LUÍSA: Tentar arranjar alguma forna de tirar Marcelo do poder! PEDRO: Já tens algum plano? LUÍSA: Não! Mas espero bem que ele tenha! PEDRO: Quando tu perguntas te me porque eu aceitei participar neste plano, porque fizeste essa pergunta? LUÍSA: Tu nunca gostaste do António! Seria muito estranho aliares te a ele!

PEDRO: E porque recusaste inicialmente? LUÍSA: Depois de tudo o que ele fez, achas que haveria motivos para confiar nele? PEDRO: Nisso tens razão; LUÍSA: Agora chega de conversa e vamos pra lá! PEDRO: Cena 3: Mansão de Marcelo Júlia, a mulher de Marcelo espera que o ditador chega a casa! JÚLIA: Finalmente chegaste! MARCELO: O que é que tu queres Júlia? JÚLIA: Que história é essa de estares a diminuir o número de perseguições aos teus opositores! MARCELO: Como é que sabes disso? JÚLIA: O teu empregado contou-me! MARCELO: Eu devia despedir essa ratazana!

JÚLIA: Ele fez muito bem em me avisar! Mas agora viraste santo agora? MARCELO: Tu não tens nada a haver com as decisões que eu tomo! O país é meu e só eu sei como governá-lo! JÚLIA: Sempre foste um fraco! MARCELO: Repete o que tu disseste! JÚLIA: Repito as vezes que forem necessárias! Fraco! Fraco! Marcelo dá um tapa na cara de Júlia. MARCELO: Nunca mais voltas a chamar me de fraco! Entendeste sua puta? JÚLIA: Sim! Cena 4: Quinta de António/Exterior PEDRO: Chegamos! Vamos entrar? LUÍSA: É para isso que estamos aqui! Vamos! Branca aparece de arma apontada!

BRANCA: Quietos! Fiquem parados onde estão! LUÍSA: Quem é você? BRANCA: Se não fizerem o que mandar, serei a vossa morte! PEDRO: Nós fazemoso que você quiser mas não nos faça mal! BRANCA: Eu quero que vocês entrem na quinta agora! Cena 5: Governo/Interior EMPREGADO: Mandou me chamar doutor? MARCELO: Eu sei que és tu que andas a dar informações à minha mulher! EMPREGADO: Eu? Deve estar a fazer confusão! Eu não fiz nada! MARCELO: Para de te fazer de desentendido! Eu sei muito bem o que fizeste e vais pagar com a vida!

Marcelo pega numa arma e dispara! Cena 6: Quinta de António/Interior Pedro e Luisa entram na quinta! ANTÓNIO: Luísa? Pedro? O que estão a fazer aqui? BRANCA: Cala te! Ou vais morrer! ANTÓNIO: Quem é esta mulher? LUÍSA: Isso é o que te pergunto! BRANCA: O meu nome é Branca! PEDRO: Grande coisa! LUÍSA: O quer de nós! BRANCA: Eu só queria conseguir entrar na quinta! ANTÓNIO: Para quê? Para roubar? BRANCA: Não! Para matar! PEDRO: Quê?

BRANCA: Hoje, vai morrer uma pessoa! E não será nenhum de vocês três! GANCHO

Comentários